CERTIFICAÇÃO PARA ENFERMEIROS PARA INSERÇÃO E MANUTENÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERSÃO PERIFÉRICA (PICC): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Área: Enfermagem

Fábio Silva da Rosa
HOSPITAL MÃE DE DEUS

fabiorosa18@gmail.com

Fábio Silva da Rosa
Andrea Diez Beck
Tiago Sosin Meregalli
Marcos Silveira

Introdução: A inserção de acessos intravasculares é uma intervenção frequente em pacientes hospitalizados. O cateter central de inserção periférica (CCIP) referenciada pela sigla PICC (Peripherally Inserted Central Catheter), tem sido amplamente utilizado por apresentar baixos índices de infecção e de complicações. Pacientes críticos de terapia intensiva apresentam baixas taxas de infecção relacionadas ao seu uso e menor custo quando comparado a cateter central inserido por punção em veia jugular ou subclávia. Objetivo: Descrever o programa educativo para certificação de enfermeiros para a inserção e manutenção do PICC conforme as diretrizes da Infusion Nurses Society (INS). Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência da prática educativa de um programa de certificação para inserção de PICC em um Hospital privado de Porto Alegre/RS. Resultados e discussão: O programa de certificação para a inserção e manutenção do cateter de PICC foi estruturado em quatro etapas: (1) Revisão de protocolos relacionados à técnica de inserção em sala de aula; (2) Prova teórica com requisito mínimo de 70% de acertos; (3) Estação prática com base na simulação realística em laboratório para a realização do procedimento de inserção e manutenção do cateter; (4) Esta etapa consistiu em realizar a inserção de três cateteres de PICC acompanhado por um enfermeiro certificado (enfermeiro tutor). Esta estratégia educacional foi aplicada a um grupo de 15 enfermeiros, sendo ao final do programa 14 enfermeiros certificados, apresentando domínio, competência e habilidade técnica e clínica para a realização do procedimento. Conclusões: O enfermeiro qualificado promove uma assistência mais segura e pôde-se observar um alinhamento das condutas e técnicas de inserção e cuidados com o PICC. O valor das atividades educativas constituem a formação de uma equipe de saúde crítica e consciente quanto ao seu papel na prevenção e controle das complicações relacionadas a assistência a saúde.