EVIDÊNCIAS DAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Área: Nutrição

Rochelly de Azevedo Fernandez
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

rochelly_azevedo@yahoo.com.br

Rochelly de Azevedo Fernandez
Ana Paula Amestoy de Oliveira
Alessandra Rodrigues Dias
Naira Helena Bohrer Scherer
Rayssa Thompson Duarte
Alessandra Campani Pizzato

Introdução: A realidade vivenciada nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) evidencia a vasta utilização de alta tecnologia/equipamentos para a prestação de cuidados ao paciente. Todavia, tecnologias voltadas às necessidades de acolhimento e humanização, como as estratégias de educação em saúde, são pouco disseminadas, causando um distanciamento entre profissionais, familiares e usuários frente às especificidades destas unidades, impactando na qualidade da assistência prestada. Objetivo: Descrever as evidências das estratégias de educação em saúde em UTI adulto como ferramenta de humanização. Material e Métodos: Foi realizado um estudo exploratório do tipo revisão bibliográfica nas bases de dados BIREME e PUBMED, com os descritores indexados no seguinte cruzamento: Health care AND Intensive care units. Foram incluídos estudos tipo caso controle, ensaios clínicos randomizados, estudos multicêntricos e estudos de caso com seres humanos adultos, publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, nos últimos 5 anos. Os dados foram analisados segundo Gil através de quatro leituras: exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Resultado e Discussão: Pela leitura exploratória foram encontrados 57 artigos. Na seletiva, foram excluídos 32 por não estarem de acordo com o objetivo proposto. A leitura analítica excluiu mais 12 artigos por não demonstrarem estratégias em saúde. Por fim, a leitura interpretativa foi realizada com 03 artigos. Foram organizados em duas categorias conforme o público: familiares e profissionais. Conclusão: São limitadas as evidências das estratégias de educação em saúde em UTI adulto. Os trabalhos existentes apontam benefícios das intervenções de educação realizadas como ferramenta de humanização, justificando a necessidade de execução das estratégias de educação.