QUALIDADE EM SERVIÇO: FINALIDADE DO TRABALHO DE ENFERMAGEM EM PRONTO SOCORRO

Área: Enfermagem

Liane Silveira da Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

liane.enfermagem@gmail.com

Liane Silveira da Rosa
Jéssica de Moraes
Leticia Silveira Cardoso
Graciela Perez
Valdecir Zavarese da Costa
Josefine Busanello

Introdução: Estudo sobre a qualidade em serviço na especificidade do trabalho da enfermagem em emergência. Qualidade inerente à visibilidade promovida pelo registro clínico do referido trabalho. Objetivo: identificar as finalidades do trabalho da equipe de enfermagem em Pronto Socorro. Metodologia: investigação exploratória, descritivo-analítica e transversal. Realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas com 10 enfermeiros e 22 técnicos de enfermagem de dezembro de 2014 a janeiro de 2015, após aprovação da instituição hospitalar e do Comitê de Ética em Pesquisa. Submetidas a análise qualitativa temática. Resultados e Discussão: dos 10 enfermeiros; 08 elencaram como finalidade das ações de trabalho a qualidade do atendimento ao cliente, definida como: resolutividade e conforto. Já 02, a qualidade do atendimento para a instituição, definida como atendimento de livre demanda e organização do trabalho. Outros 02, a qualidade do atendimento para o profissional, definida como remuneração e; 01 não soube responder. Dos 22 técnicos em enfermagem; todos elencaram como finalidade das ações de trabalho a qualidade do atendimento ao cliente definido como o bem-estar decorrente do oferecimento das medidas de conforto e alívio da dor. Entende-se que a qualidade no atendimento depende da disponibilidade de recursos materiais e humanos adequados, e se sustenta no planejamento e acompanhamento das ações de cuidar. Para organizar esse processo de trabalho em uma unidade de emergência, necessita-se de uma comunicação efetiva tanto na equipe multiprofissional, quanto com os serviços extra e intra-hospitalares. Dá-se ainda enfoque à classificação de risco, que é propulsora da qualidade dos serviços hospitalares de emergência. Conclusão: o destaque obtido para a qualidade no atendimento ao cliente como finalidade das ações de trabalho da equipe de enfermagem enfatiza o cuidado com o humano e, em contrapartida, fortalece a efetividade da assistência em saúde.