Unidade de Terapia Intensiva Hospital Montenegro 100% SUS – Check List Diário com aplicação de CAM - ICU

Aline Vanessa da Silva Martins
Cláudia Regina da Silva e Souza
Zulmara Fátima Fruet
Rosangela Maria Muller
Fernanda Dahlem Silva
Valéria Weymar Barros
Laize Costa
Sandra Regina Maboni Siqueira

Seguindo a tendência de buscar excelência assistencial, já havíamos implantado nos últimos anos o check-list diário com round multidisciplinar - ferramentas já consolidadas para a melhoria de processos e prevenção de desfechos negativos dentro das UTIs. A partir de 2015 iniciamos o projeto de aplicação do CAM-ICU dentro do check-list. O foco deste projeto é a mensuração da incidência de delirium na UTI HM e, num segundo passo, verificar se há redução de sua incidência após a implantação de projetos de higiene do sono e medidas não farmacológicas para prevenção do delirium. Este projeto visa “enxergarmos” uma patologia tão prevalente no nosso meio, negligenciada diariamente e erroneamente aferida. O projeto foi desenvolvido da seguinte forma:
• Profissional médico capacitado realizou o treinamento do método (CAM-ICU) individualmente com as enfermeiras, fazendo treinamento teórico e prático nos próprios pacientes da unidade;
• Estabelecemos o período de 2 semanas para resolução de dúvidas e consolidação da nova ferramenta junto a equipe;
• Adicionamos ao check-list o item CAM-ICU (positivo x negativo x NR – não realizado) a ser verificado pelas enfermeira pelo menos 2 vezes ao dia previamente ao round.
Não houve maiores dificuldades no treinamento, tampouco na percepção de aumento de carga de trabalho por parte das enfermeiras ou maior tempo na realização do round multidisciplinar.