O desafio da adequação da terapia nutricional

Diego Silva Leite Nunes
Lilian Deon Basso
David Ricardo Kerber
Ana Lúcia Amaral

Motivada pelo desempenho da adequação da TN avaliada no NUTRIDIA em novembro de 2015 (volume prescrito versus infundido de 65%), a equipe da UTI do Hospital Dom João Becker, Gravataí/RS padronizou um pacote de intervenções: (1) pausa na dieta pela manhã, (2) implementação do round multidisciplinar com tópico específico de TN, (3) padronização da comunicação da prescrição dietética à equipe de enfermagem), (4) cálculo do balanço energético, (5) padronização de fórmula com maior aporte proteico.
A análise dos dados entre 05 de janeiro até 09 de março de 2016 foi: tempo médio para atingir valor energético total foi de 1,6 dias, taxa de volume prescrito versus infundido de 87,2%, média de proteína prescrita de 1,28g/Kg e taxa de proteínas prescritas versus infundidas de 85,3%..
A ampliação do número de intensivistas titulados e as mudanças no processo de cuidado certamente contribuíram para os resultados alcançados. Não é possível avaliar o impacto isolado de cada item da padronização descrita, entretanto a equipe percebeu um comprometimento maior da equipe de enfermagem com os rounds multidisciplinares bem como redução do número de pausas para procedimentos como teste de ventilação espontânea, cirurgias e exames de imagem, os quais usualmente são feitos pela manhã.
A equipe concluiu que houve melhora da adequação da prescrição da TN na UTI e, de forma subjetiva, percebeu que o round multidisciplinar trouxe um compromisso maior da equipe com a TN, pois oportunizou-se um momento de sensibilização quanto a importância da TN.