Implementação do POP de higiene bucal adulto nas UTI's da Santa Casa de Porto Alegre

Edela Puricelli
Giovanna Peres Uzejka
Jessica Cerioli Munaretto
Liliane C Onofre Casagrande
Rute Merlo Somensi
Thiago Aragon Zanella

A) Introdução e objetivos
A cavidade bucal sofre colonização continua e apresenta reunida, uma extensa diversidade da população microbiana presente no corpo humano, por isso quando um paciente intubado é levado em consideração uma atenção especial deve ser atribuida a higiene bucal, com a intenção de evitar, principalmente, a pneumonia associada a ventilação mecânica (PAVM). A PAVM é a infecção nasocomial mais comum, e apresenta um alto índice de morbidade e mortalidade dentro das UTI ́s. Evidencia cientificas recentes sugerem que a higiene bucal pode reduzir PAVM. O presente caso tem como objetivo expor o treinamento teórico e prático realizado por uma equipe de odontologia á enfermagem de um Hospital terciário de referência de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Bem como a implementação de um protocolo operacional padrão para realização da higiene bucal.

B) Materiais e métodos
Mais de 500 profissionais de enfermagem foram treinados de maneira teórica em relação ao processo e a importância da higiene bucal no paciente internado. Em seguida todos os profissionais de todos os turnos atuantes em sete unidades de terapia intensiva do hospital foram treinados na pratica.

C) Resultados e discussão
7 unidades de terapia intensiva com mais de 150 profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiras multiplicadoras foram treinados de maneira pratica em higiene bucal. Um protocolo operacional padrão foi estabelecido para a higienização bucal de todos os pacientes internados nas UTIs do Hospital. Previamente cada unidade aplicava sua própria rotina de higienização que variava entre a realização do procedimento de 2 a 6 vezes por dia, duas unidades não utilizavam o digluconato de clorexidina 0,12%, preconizada para realização da higiene bucal no paciente crítico, e apenas uma utilizava escova dental.

D) Conclusão
Com a implementação do protocolo e o apoio fornecido pela odontologia é esperado resultados significantes em relação ao índice de PAVM do hospital, bem como uma redução em custos e tempo de internação que o apoio odontológico pode proporcionar.