ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CRÍTICO COM DIAGNÓSTICO TARDIO DE CISTICERCOSE

Área: Enfermagem

MÔNICA STRAPAZZON
UFSM campus Palmeira das Missões

Queila Campos da Silva
Yohana Pereira Vieira
Angélica Martini Cembranel Lorenzoni
Mônica strapazzon

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) após a ingestão de carne suína contaminada por cestódeos de Taenia solium, o indivíduo pode desenvolver infecções somáticas como a cisticercose humana. O período de incubação pode variar de quinze dias a anos, o que pode implicar no diagnóstico tardio. O objetivo do estudo visou aprofundar a assistência de enfermagem integral e realização de exame físico em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). MATERIAL E MÉTODOS: Estudo de caso realizado por acadêmicos de Enfermagem da UFSM, Campus Palmeira das Missões, durante atividades práticas em uma UTI. RESULTADO E DISCUSSÃO: paciente com diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico, pneumonia bacteriana e cisticercose. Apresentava hipertensão arterial sistêmica (HAS) e insuficiência cardíaca congestiva (ICC) como co-morbidades. Segundo familiar, o mesmo vivia sozinho em condições insalubres e apresentava hemiplegia à direita, afasia e proptose. Durante a internação a Escala de Coma de Glasgow manteve-se entre nove e dez. Ao exame físico apresentou pupilas isofotorreagentes, encontrava-se gemente, hipertenso, taquicárdico e taquipneico. Oxigenoterapia via cateter tipo óculos nasal, ausculta com presença estertores bilateral e apresentava tosse produtiva em grande quantidade de coloração acinzentada. Membros superiores (MS) edemaciados, abdome plano, timpânico com presença de ruídos hidroaéreos. Eliminações vesicais por sonda vesical de demora em grande quantidade, intestinal ausente e balanço hídrico positivo. CONCLUSÃO: Este estudo proporcionou maior compreensão do cuidado integral. Sendo de grande valia realizar exame físico, a análise das informações correlacionando-as com estudos, avaliando sintomas, quadro clinico e uso de medicações. Esse exercício é de suma importância na graduação, pois qualifica o acadêmico a desenvolver um olhar crítico sobre o paciente que se encontra em seus cuidados.