A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTESIVA

Área: Enfermagem

ALEXSANDRA MARTINS DA SILVA
Universidade Federal da Fronteira Sul

Alexsandra Martins da Silva
Camila Zanesco
Silvia Silva de Souza
Gloriana Frizon
Kátia Lilian Sedrez Celich
Tatiana Gaffuri da Silva

Introdução: O Estágio Curricular Supervisionado I (ECSI) compõe a matriz curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul no 9° período, caracteriza-se por ser um momento de imersão na prática, que influencia significativamente no processo ensino-aprendizado, pois o estudante ao executar e acompanhar as atividades competentes ao enfermeiro agrega conhecimento e qualifica sua formação. Objetivos: Instrumentalizar o graduando para o exercício da prática profissional. Métodos: Este estudo consiste em um relato de experiência vivenciado por uma estudante da nona fase do curso de enfermagem, no componente curricular estágio supervisionado I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, no período de março de 2016 a julho de 2016 na UTI geral de um Hospital do oeste catarinense. O ECSI possui carga horária total de 450 h com supervisão direta do enfermeiro assistencial e coordenador e indireta do docente e enfoque nos quatro eixos da formação do enfermeiro: assistencial, gerencial, pesquisa e educação. O setor da UTI conta com 17 leitos e prevalência de pacientes com disfunção neurológica e politrauma. A equipe de enfermagem é composta por nove técnicos de enfermagem, dois enfermeiros assistenciais e um enfermeiro coordenador por horário de trabalho. Resultados: A prática do estágio possibilita experenciar à dimensão do cuidado no ambiente hospitalar, aperfeiçoar técnicas exclusivas do profissional enfermeiro (a), entender e desenvolver processos gerenciais, enfim, exercer in loco práticas profissionais do enfermeiro. .Conclusão: A realização do estágio supervisionado é fundamental no processo de ensino aprendizagem, garantindo ao estudante, aplicabilidade do conjunto de conhecimentos , técnicas, habilidades desenvolvidos durante a graduação.