Imprimir

Desmame Difícil e Prolongado de Ventilação Mecânica (VM) em Pacientes Submetidos a um Protocolo de Desmame em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital Secundário no Rio Grande do Sul (RS)

Tema: Fisioterapia

VALTER AUGUSTO KOCH, ANA FLáVIA GALLAS LEIVAS, MORENO CALCAGNOTTO DOS SANTOS, JOSé PETTINE, CLáUDIA PELLIZZER DAL PIZZOL, CRISTIANE LETíCIA POHREN DA SILVA, MáRCIA CRISTINA ROVER, LUIS GUSTAVO RUTHNER GOULART

Hospital Montenegro
Montenegro/RS

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS O desmame difícil e o prolongado da VM são desafios atuais na Terapia Intensiva, e o modo como isso é realizado não é consenso na literatura. Estão associados a diversos fatores, como tempo de VM, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e valores de PEEP utilizados. Podem, ainda, alterar desfechos, como tempo de permanência em UTI. O objetivo do presente estudo foi descrever o perfil dos pacientes submetidos a protocolo local implantado em uma UTI de hospital público no interior do RS. MATERIAL E MÉTODOS Estudo retrospectivo analítico de banco de dados, incluindo pacientes em desmame difícil ou prolongado submetidos à traqueostomia(TQT) e posteriormente a protocolo local de desmame de VM. RESULTADOS Vinte pacientes foram incluídos na análise. A média de idade foi 68 anos, sendo 65%(13) do sexo masculino e 35%(7) do sexo feminino. O SAPS médio foi 67. O tempo de VM foi em média 18 dias, sendo a TQT realizada com tempo médio de nove dias. O tempo em protocolo foi em média oito dias(variando entre 5 e 17 dias). O tempo médio de internação foi 21 dias. As internações na UTI foram 45%(9) por DPOC exacerbado, 10%(2) por AVC isquêmico,40%(8) por sepse de foco respiratório e 5%(1) por politraumatismo. As indicações de TQT foram 70%(14) por desmame difícil ou prolongado de VM, 25%(5) por alteração do nível de consciência e 5%(1) por baixa mobilidade de secreção em via aérea. Quanto aos desfechos, 80%(16) obtiveram alta da UTI, e 20%(4) foram a óbito na unidade. Do total, 45%(9) pacientes receberam alta hospitalar e 55%(11) foram a óbito dentro da unidade hospitalar. CONCLUSÃO Grande parte dos pacientes inclusos na análise tinha tempo de VM prolongada e também DPOC como doença de base, com mortalidade elevada, semelhante à literatura. A principal indicação de TQT foi a própria dificuldade no desmame. Coletas adicionais para análise poderão avaliar se a implantação deste protocolo leva à alteração nos desfechos clínicos dos pacientes a ele submetidos.




Imprimir