Imprimir

REUNIÃO DE ORIENTAÇÕES AOS FAMILIARES VISITANTES EM UTI

Tema: Enfermagem

JULIANA DA ROSA BAINY RODRIGUES, CLáUDIA SEVERGNINI EUGêNIO, DAIANA BARBOSA DA SILVA, DIANA DA SILVA RUSSO, TARISSA DA SILVA RIBEIRO HAACK, EMILIANE NOGUEIRA DE SOUZA

Hospital Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS



Introdução: As Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) estão mudando suas políticas restritivas de visitação para uma visitação aberta, a fim de incluir a família junto com o paciente, reduzindo o sofrimento do internado e melhorando a satisfação dos familiares. Objetivo: Descrever a experiência de uma reunião de orientações para os familiares acompanhantes em um centro de terapia intensiva. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, relacionado à realização de reuniões de orientação aos familiares visitantes em uma UTI de grande porte na região Sul do Brasil. As reuniões acontecem diariamente nos turnos da manhã e tarde, quando são repassadas informações referentes ao funcionamento da unidade e aos direitos e deveres dos pacientes, familiares e equipe assistencial. Após a participação nessa reunião, os familiares assinam um termo de comprometimento que estão de acordo com as regras e normas estabelecidas na reunião de orientações. Essa reunião é conduzida por psicóloga, enfermeiros e médicos. Resultados: As reuniões acontecem há 2 anos, com duração média de 40 minutos por reunião. Foram realizadas 280 reuniões até o momento. Participaram 4.500 familiares acompanhantes. A maioria dos participantes é do sexo feminino (72%), com idade média de 38 anos, vida profissional ativa e escolaridade de nível superior. As principais dúvidas relacionam-se aos equipamentos utilizados pelo paciente, cuidados com alarmes, alimentação, edema, medicações em uso e evolução do quadro clínico.

Conclusão: As reuniões de orientações tem demonstrado que o familiar orientado colabora mais com a recuperação do paciente. No entanto, é importante entender que a abordagem da visitação aberta é um processo complexo que significa levar em consideração os interesses dos pacientes, familiares e equipe assistencial, visto que, o interesse principal é a recuperação e o cuidado do paciente.




Imprimir