Imprimir

A PERCEPÇÃO SOBRE A EQUIPE DE PCR E O USO DO DEA

Tema: Enfermagem

ZORAIDE IMMICH WAGNER, CAROLLINE VARGAS ATTADEMO, ANDREA DIEZ BECK, GEFERSON ANTONIO FIORAVANTI JUNIOR

UNISINOS
SÃO LEOPOLDO/RS



Introdução: Equipes treinadas para realizar as manobras de RCP e o uso do DEA, garantem um atendimento efetivo ao paciente em PCR nas unidades de internação hospitalares. Objetivo: Descrever a percepção de uma equipe multidisciplinar de atendimento a PCR sobre a sua organização e o uso de DEA.

Material e Métodos: Estudo qualitativa, realizado nas unidades de internação de um hospital privado no município de Novo Hamburgo. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, nos meses de junho a agosto de 2016, com 15 profissionais de saúde que faziam parte da equipe de RCP. Este estudo foi aprovado pelo CEP da Unisinos, sob o nº 1.551.667. Resultados: A equipe de RCP atua de forma sistematizada e organizada e é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, que atuam na unidade de internação e médicos que atuam na emergência e UTI. Todos possuem funções pré-estabelecidas e realizam treinamentos e simulações realísticas para qualificar o atendimento. O check-list diário de todos materiais utilizados na RCP gera um sentimento de segurança. Além disso, todos estão habilitados a usarem o DEA, mesmo antes da chegada do médico, o na opinião dos entrevistados, colabora com a agilidade e a qualidade da RCP. As principais dificuldades encontradas estão relacionadas com o estresse que essa emergência causa e a atualização constante dos profissionais, que fica prejudicada devido à alta rotatividade de funcionários.

Conclusão: a equipe multiprofissional de RCP percebe que os treinamentos específicos e o check list promovem um sentimento de segurança nos profissionais que atendem PCR. Além disso, descrevem o uso do DEA com primordial para o sucesso da RCP. Os treinamentos e simulações realísticas garantem que o atendimento a PCR seja ágil e eficiente.




Imprimir