Imprimir

RECUSA DA FAMÍLIA NA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: REVISÃO INTEGRATIVA

Tema: Enfermagem

ADRIANA ROLOFF, MICHELE PEDROSO MARQUES, LUANA SILVA DA SILVEIRA

Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Gravataí/RS



Introdução: Os temas doação e transplante de órgãos relacionam formas possíveis de continuidade da vida, mediante gesto de solidariedade, seja do doador ou de sua família, no Brasil o assunto passou a ser objeto de interesse há menos de seis décadas. No Brasil, a doação de órgãos só poderá ser realizada após o diagnóstico de morte encefálica que é previsto na Resolução CFM Nº 1480, ou seja, para ser considerado um potencial doador de órgãos o paciente deve ser diagnosticado com morte encefálica. Objetivos: O objetivo e analisar em artigos científicos os principais motivos que levam os familiares a não autorizarem a doação de órgãos e tecidos.

Material e Métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, que tem como questão norteadora: quais os principais motivos que levam a família a não autorizar a doação de órgãos de um potencial doador? A coleta de dados foi realizada nas bases eletrônicas: BVS Enfermagem, LILACS e SciELO, foram encontrados um total de 675 artigos, 526 na base de dados LILACS e 149 no ScieLO, 216 artigos atenderam aos critérios de inclusão e apenas 9 artigos contemplavam a pergunta norteadora. Resultado: Os artigos encontrados foram classificados seis temáticas: falta de compreensão sobre o diagnóstico de morte encefálica, desconhecimento sobre a vontade do falecido, insatisfação com o atendimento e insensibilidade da equipe, demora na liberação do corpo, religiosidade e medo de mutilação do corpo.

Conclusão: Conclui-se que a responsabilidade de autorizar uma doação é muito importante, isso irá viabilizar para aqueles que esperam em uma fila de transplante sua única chance de seguir em frente, de melhorar e prolongar sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, devemos respeitar a decisão de cada família mesmo que o seu desejo não seja favorável à doação. O importante é que toda e qualquer dúvida que possa existir, em relação ao processo de doação, seja identificado e esclarecido, para que assim não existam dúvidas neste momento.




Imprimir