Imprimir

PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA: CONHECIMENTO E AÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Tema: Enfermagem

ADRIANA ROLOFF, ADRIANA APARECIDA DOS SANTOS, LUANA SILVA DA SILVEIRA, WILLIAN SANTOS DA SILVEIRA

ULBRA
Gravataí/RS



Introdução: A Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV) tem se tornado assunto relevante nos últimos anos devido ser a primeira causa de mortalidade dentre as infecções nosocomiais na unidade de terapia intensiva (UTI). Sua incidência varia de 9% a 67% em pacientes que necessitam de ventilação mecânica invasiva. Objetivo:Diante do exposto, objetiva-se nesta revisão integrativa, investigar como é realizada as ações pela equipe de enfermagem ao paciente critico em ventilação mecânica invasiva.

Material e Métodos: A coleta de dados foi realizada através da base de dados SCIELO, procurando captar a totalidade de artigos que abordassem o assunto proposto, sendo utilizados os seguintes descritores: pneumonia; ventilação mecânica; enfermagem; prevenção. Resultados: Os resultados desta busca trouxeram 10 artigos que respondem à pergunta norteadora estando inclusos nos resultados, os artigos encontrados foram classificados cinco temáticas: Prevenção para Pneumonia associada a ventilação mecânica, Intervenções da enfermagem inseridas nos bundles de PAV, Capacitação da equipe multidisciplinar frente a prevenção da PAV, segundo os bundles de prevenção, Eficácias das estratégias significativas para ações preventivas da PAV, Incidência de PAV relacionada a higienização bucal.

Conclusão: A equipe de enfermagem é diretamente responsável na prevenção da PAV onde sua habilidade e conhecimento são diferenciais na hora de prestar o cuidado ao paciente critico. O profissional enfermeiro deve conhecer e dominar o método com intuito de promover educação permanente com o propósito de qualificar a assistência prestada pela sua equipe.




Imprimir