Imprimir

ROUND: A DESINVASÃO DE CATETERES EM UMA UNIDADE SEMI-INTENSIVA

Tema: Enfermagem

ROBERTA HEIDRICH GUIMARAES, FRANCYNE LOPES, JESSICA PEREIRA DA CUNHA MACHADO, DAMISY TIETBOL DE CARVALHO, FáBIO ROSA, ANDREA BECK

Hospital Mãe de Deus
Porto Alegre/RS



Introdução: As infecções associadas ao uso de Cateter Venoso Central (CVC) e Sonda Vesical de Demora (SVD) contribuem para um maior tempo de internação e aumento morbimortalidade. Há evidências da importância de estratégias para minimizar o tempo de permanência (TP) com esses dispositivos, e assim, reduzir as taxas de infecção. Objetivo: Descrever as estratégias relacionadas a desinvasão de dispositivos invasivos perante a atuação da equipe de enfermagem no round multiprofissional, com a finalidade de reduzir o TP com esses dispositivos e consequentemente as taxas de infecção. Métodos: Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em uma Unidade Semi-Intensiva de um Hospital privado de Porto Alegre/RS. O round é realizado periodicamente no turno da manhã, visando agilizar a recuperação e elaboração de um plano diário voltado ao paciente. Durante o round diário, era questionada a necessidade de manutenção do CVC e SVD. Visando a retirada do CVC era abordada inclusive a transposição de medicações de endovenosas para via oral. Os dados de TP com os dispositivos e taxas de infecção foram fornecidos pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e analisados no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. Resultados: Em Janeiro de 2014, verificou-se uma média de permanência (MP) com CVC de 11,4 dias e com SVD de 9,0 dias. Os rounds iniciaram em Agosto de 2015, e ao final do ano de 2015, houve uma a redução de 16,7% da MP com CVC e 40% com S VD. Posteriormente com a obtenção destes resultados, deu-se ainda mais ênfase na desinvasão durante os rounds, alcançando ao final de 2016 uma redução de 32,5% de MP com CVC e 30% com SVD. Obteve-se ainda, redução de 42,4% na taxa de infecção relacionada a CVC e 32,3% na taxa de infecção do trato urinário associada a SVD no período total.

Conclusão: É evidente o benefício da desinvasão para os pacientes, implicando na redução das taxas de infecções, promovendo uma assistência com qualidade e segurança.




Imprimir