Imprimir

Assistência de enfermagem na aspiração de secreções para prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica

Tema: Enfermagem

SANDRA DA SILVA KINALSKI, SANDRA LEONTINA GRAUBE, MICHELLE CAMILE SCHUSTER, VIVIAN LEMES LOBO BITTENCOURT, ENIVA MILADI FERNANDES STUMM

Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ijuí/RS

Introdução e Objetivos: A Pneumonia Associada à Ventilação (PAV) é uma complicação relacionadas ao uso de ventilação mecânica (VM), que acomete pacientes em uso da VM, após 48 a 72 horas. Entre as causas de incidência de PAV está a precariedade das medidas de prevenção realizadas pela equipe de enfermagem nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), dentre elas a aspiração endotraqueal (AET). Este estudo tem como objetivo refletir a partir da experiência de estudantes sobre cuidados de enfermagem com aspiração das secreções de vias aéreas para prevenção da PAV.

Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência que emergiu na disciplina de Estágio Supervisionado II na Área Hospitalar do 10º semestre da graduação em Enfermagem, com carga horária de 405 horas. Resultado: Percebeu-se o importante papel da equipe de enfermagem frente as medidas de prevenção da PAV. Assim, foi desenvolvida uma capacitação para a equipe priorizando, inicialmente, a abordagem sobre a AET que é um cuidado fundamental, já que pacientes em VM tendem ao acúmulo de secreções respiratórias devido à tosse ineficaz, o que eleva as chances de desenvolver PAV. Nesse sentido, um dos mais importantes cuidados de enfermagem é a AET, classificado com nível I pela American Thoracic Society, com vistas a remover secreções acumuladas e promover a manutenção da permeabilidade das vias aéreas, melhora da ventilação e oxigenação. Ainda, é salutar seguir a ordem estabelecida no momento da aspiração (tubo, nariz e boca), com a finalidade de impedir a migração de patógenos da cavidade oral para o trato respiratório.

Conclusão: A equipe de enfermagem tem papel fundamental na prevenção da ocorrência da PAV. Reforça-se que a aspiração das secreções é o cuidado primordial relacionados a prevenção desta patologia e a gestão dos cuidados de enfermagem pelo enfermeiro contribui para diminuir as infecções hospitalares e trazer segurança e qualidade na assistência integral do indivíduo.




Imprimir