Sotirgs

VIII Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva

A Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul – SOTIRGS promoveu entre os dias 7 e 9 de junho, em Gramado, a oitava edição do Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva, evento já tradicional no segmento na região.

O tema deste ano foi Doente Crítico dentro e fora da UTI e, além da programação, os inscritos puderam participar de com  quatro cursos pré-congresso, sendo eles: Princípios Básicos da Ultrassonografia em Medicina Intensiva, Ventilação Mecânica, Métodos de Monitoração na UTI e Curso de Gestão em UTI.

“Nossa ideia foi falar sobre o antes e depois da internação em UTI, pois sabemos que a enfermidade crítica não inicia quando o paciente dá entrada na unidade de terapia intensiva e não termina quando ele sai de lá”, comenta o presidente da SOTIRGS, Dr. Marcio Boniatti. “Faz-se necessário que nós, intensivistas, discutamos também as consequências dos sobreviventes, sejam elas físicas ou psicológicas”.

Para tanto, o programa abordarou temas como qualidade assistencial, times de resposta rápida e pacientes críticos na enfermaria, além de descontinuação da ventilação mecânica e demandas pós-UTI.

“As expectativas do  Congresso foram bastante altas, pois foi organizado como um evento com característica multidisciplinar, que superou o número de inscrições das edições anteriores”, finaliza Dr. Boniatti.

Resumindo o evento foi um Sucesso absoluto de público e crítica.