Nota Oficial

Nota Oficial

Porto Alegre, 13 de janeiro de 2020.
É com grande preocupação que a SOTIRGS em nome de todos dos profissionais que atendem os doentes críticos vem expor publicamente uma grande ameaça. Esta ameaça foi divulgada, para surpresa de todos, pela ANVISA sob forma de consulta pública (753/2019) no dia 2 de janeiro de 2020, que apresenta uma proposta de alteração de Resolução Colegiada (RDC 7/2010) a qual estabelece parâmetros mínimos para o funcionamento de uma UNIDADE de TRATAMENTO INTENSIVO.

Entre as graves ameaças estão a retirada de uma equipe de profissionais de quantidade e qualificações mínimas, incluindo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas e também a retirada de exigência de habilitação e qualificação profissional para coordenação das equipes das UTIs.
Estas propostas estão comprovadamente em direção contrária às atuais recomendações de acordo com a evolução do conhecimento científico para o melhor cuidado do doente grave. A aprovação destas propostas colocará os doentes graves sob menor vigilância e cuidados, o que está associado à maiores eventos desfavoráveis aos pacientes. Também é pertinente lembrar que este risco se aplica aos pacientes que serão atendidos nas UTIs do SUS e do sistema de saúde complementar da mesma forma.
Com o único objetivo e promover a qualificação do atendimento do doente crítico a SOTIRGS tem promovido uma conscientização sobre a importância e gravidade do tema colocado e convida a todos a se manifestarem pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e divulgar através de redes sociais esta nota.
Respeitosamente
Diretoria SOTIRGS 2020 - 2021