Design Sem Nome   2022 04 20T154439901

O que é medicina intensiva?

A Medicina Intensiva hoje é uma especialidade médica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, sendo que se divide em médicos intensivistas que cuidam de adultos, crianças e recém-nascidos. 

Os intensivistas para adultos trabalham em Unidades comumente chamadas de Unidades de Terapia Intensiva, também denominadas de Centro de Terapia Intensiva ou ainda Serviço de Terapia Intensiva. Vamos chamá-los aqui pela sua abreviação talvez mais conhecida: a UTI. A UTI nasceu na década de 60, objetivando reunir numa área física profissionais médicos e de enfermagem (inicialmente), visando oferecer um cuidado mais apurado, intenso, vigiando com maior assiduidade os sinais vitais e a evolução clínica do paciente, permitindo-se detectar rapidamente mudanças e, isto feito, permitindo-se iniciar o imediato tratamento para correção do(s) problema(s), que muitas vezes levava o paciente a ter a vida em risco.

Com o passar dos anos, a UTI foi se especializando e agregando novas tecnologias de monitorização e novos tratamentos das mais diversas doenças. Além disso, várias profissões foram sendo agregadas, algumas que ainda nem existiam na época e hoje são fortes e muito importantes no auxílio e cuidado do paciente crítico!

Fonte: Associação de Medicina Intensiva Brasileira